Registaram elevada procura as actividades da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura desenvolvidas pelos Serviços Educativos para o mês de Março. Com efeito, as várias propostas de actividades e acções conducentes à promoção da leitura e à ocupação dos mais pequenos no período de férias da Páscoa tiveram lotação esgotadas, envolvendo a participação de cerca de 600 crianças.
Dado que este mês se assinala o Dia Mundial Poesia, a Biblioteca Municipal desenvolveu as actividades “A saia da Carolina” e “Trava Lenga Lengas Línguas”.
Inspirada nas músicas do Cancioneiro Popular Português, “A saia da Carolina” pretende desenvolver várias competências, como cantar, criar melodias, identificar músicas e letras, entre outras.
O “Trava Lenga Lengas Línguas” parte da obra “A Grande Festa das Formigas Rabigas” e outras do património oral, consistindo na exploração da história seguida de um atractivo jogo sobre lendas, adivinhas, lengalengas, trava-línguas, histórias e poesias, proporcionando às crianças a oportunidade de “brincar” com a poesia e desenvolver a sensibilização musical através da sonoridade da língua.
A terminar o mês e já em período de férias da Páscoa, o destaque vai para as oficinas que dão a conhecer a simbologia da quadra com a construção de alguns objectos símbolos desta época, como o ovo, o coelho, a cesta para bombons ou chocolates, recorrendo a vários tipos de materiais, nomeadamente material reciclado, tecidos e feltro, entre outros.
De salientar que a concepção e criação de cenários é integralmente realizada pelos Serviços Educativos da Biblioteca Municipal.