A Semana da Leitura visa mobilizar toda a comunidade educativa, divulgando o trabalho de muitos profissionais, que, de forma anónima, contribuem para o sucesso educativo das crianças do concelho, como espelha a programação, recheada de iniciativas onde as crianças e jovens participam de forma criativa e empenhada.
De entre as iniciativas agendadas nas diferentes escolas, destacam-se os encontros com os escritores, ilustradores, críticos literários e músicos Daniel Completo, Cristina Completo, António Eloy, Maria João Lopo de Carvalho, Sérgio Guimarães de Sousa, Alexandre Parafita, Inês Cardoso, Maurizio Padovan, entre outros.
Destaque para a Conferência-concerto “O violino de Auschwitz”, com o violinista-relator italiano Maurizio Padovan, a ter lugar no dia 28 de março, às 21h00, no Auditório Municipal de Esposende, com entrada livre e aberta a toda a comunidade. Este espetáculo relata de uma forma musicada toda a violência sofrida pelos Judeus nos campos de concentração, onde a música poderia ser um elemento libertador ou um elemento de tortura.