Nos passos de Magalhães... com Gonçalo Cadilhe

“Para conhecer passear ou ler.” 

Inserido nas comemorações que assinalam os 500 anos da primeira viagem de Circum-Navegação, realizada pelo português Fernão de Magalhães e pelo marinheiro basco Juan Sebastiánn Elcano, a Biblioteca Municipal recebe, Gonçalo Cadilhe que falará sobre o seu livro “Nos Passos de Magalhães, Uma volta ao mundo baseada nas viagens do maior navegador português da História”. Às 21 horas do dia 18 de janeiro de 2020.
Portugal e o Mundo assinalam, entre 2019 e 2022, os 500 anos da primeira viagem de Circum-Navegação, realizada pelo português Fernão de Magalhães e pelo marinheiro basco Juan Sebastiánn Elcano.

Nesse contexto, Esposende decidiu associar-se ao evento e convidou o escritor e viajante Gonçalo Cadilhe para proferir uma conferência sobre o livro que escreveu, após uma viagem realizada em 2007, e que, além da viagem, constituiu uma evocação histórica num tempo de globalização.

Através do livro de viagens escrito por Gonçalo Cadilhe, cujo fio condutor é a vida de Fernão de Magalhães, descobrimos uma biografia itinerante do primeiro europeu que desbravou a metade desconhecida do mundo. Nos Passos de Magalhães é a história de lugares mágicos contada pelos olhos de um viajante moderno.
Este livro revela a importância de Fernão de Magalhães na História Universal, recorda o seu contributo para várias disciplinas do saber europeu, tendo determinado a verdadeira dimensão do mundo, além de apresentar a figura heroica e épica do descobridor, pioneiro no encontro de culturas e civilizações.