
Esta iniciativa destina-se a estudantes de literatura, edição e educação, professores, bibliotecários e educadores, pais e outros mediadores da leitura junto das crianças, ilustradores e livreiros, bem como a todos os que gostam de ler livros para crianças e/ou adolescentes.
Partindo da premissa de que um bom livro para os mais novos também o é para os adultos, pretende-se explorar o universo do livro infantojuvenil como objeto total, privilegiando a componente literária, mas abordando outras vertentes como a ilustração, a mediação, a edição ou a tradução. Centrando-se sobre o livro, a formação terá como base dezenas de títulos editados em Portugal e não só, com destaque para o álbum ou picture book.
Carla Maia de Almeida escreve, desde 2008, na revista LER sobre livros infantojuvenis, área em que também faz traduções e formação. Licenciada e pós-graduada em Comunicação Social, tem uma Pós-Graduação em Livro Infantil. Integrou a equipa do Plano Nacional de Leitura, entre 2013 e 2015. Publicou oito livros, seis dos quais recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, e escreve sobre livros infantojuvenis, e não só, no blogue http://ojardimassombrado.blogspot.com/