Criada a Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende

A Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende (RBCE) foi formalmente constituída, no dia 17 de Junho de 2010, através da assinatura de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Esposende e os Agrupamentos de Escolas de António Correia de Oliveira, de Apúlia, de Marinhas, de Terras do Baixo Neiva e Escola Secundária Henrique Medina, com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares.

A cerimónia teve lugar no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio e serviu também para a apresentação do Portal desta Rede de Bibliotecas em www.cm-esposende.pt/rede/ , onde estão disponíveis online 43 152 registos bibliográficos, que representam o catálogo concelhio colectivo, ou seja, os títulos da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, do Pólo de Leitura de Forjães, da Biblioteca Móvel e das onze Bibliotecas Escolares concelhias.

O Presidente da Câmara Municipal saudou a parceria alcançada, considerando-a vantajosa ao nível da partilha de informação e de recursos a favor da comunidade. Agradeceu, por isso, aos diferentes parceiros pelo contributo em prol de um concelho cada vez mais rico no plano cultural e da Educação.
João Cepa lembrou o compromisso assumido pelo Município, aquando da recente inauguração da Biblioteca Escolar da EB1/JI de Fonte Boa, de criação de duas bibliotecas escolares por ano, e regozijou-se com a garantia de apoio estatal à instalação de mais uma biblioteca escolar, desta feita na EB1/JI de Curvos. Assegurou que, apesar das dificuldades económico-financeiras, a Câmara Municipal vai continuar a apostar na área da Educação e manifestou disponibilidade para “assumir todas as competências que nos queiram entregar”, desde que o Município reúna condições para tal.
João Cepa respondia assim ao representante da Rede de Bibliotecas Escolares, Fernando do Carmo, que referiu que “a maior parte das escolas vão ser tuteladas, de alguma maneira, pela Câmara Municipal, pelo que este passo que damos previamente é um primeiro exercício relativamente a um futuro que não está muito longe”.



Fernando do Carmo enalteceu as vantagens desta associação de bibliotecas em rede, vincando que “planificar em conjunto não significa perder a identidade”. Este responsável referiu ainda que “as bibliotecas têm necessidade de se actualizarem e de acompanharem as evoluções tecnológicas”, pelo que estando em rede terão “maior capacidade e competências para se modificarem e adaptarem às modificações impostas pela sociedade do conhecimento”.


Em representação dos Agrupamentos de Escolas, Maria de Fátima Guimarães apontou que a criação da Rede de Bibliotecas do Concelho “é um retrato de partilha e de colaboração muito importante entre as escolas e o Município” e referiu que o portal desta rede irá permitir “a interacção e partilha de conhecimentos”.
A anteceder a assinatura do protocolo, decorreu um pequeno espectáculo protagonizado pelos alunos dos diferentes Agrupamentos de Escolas.

Assim, um grupo de alunos do 3.º ano da EB1 de Góios, do Agrupamento de Marinhas, representou “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas”, de Luísa Ducla Soares, e um grupo de alunos do 6.º ano do Agrupamento de Escolas de Apúlia interpretou a canção “O ser criança”, com letra e música (original) da autoria da professora de Educação Musical, Sara Silva.

“A Ratita Vaidosa”, uma adaptação da História da Carochinha, foi a história apresentada pelos alunos do 1º TAP (Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial) da Escola Secundária c/ 3º Ciclo Henrique Medina.
Um aluno da EBI de Forjães, do Agrupamento de Escolas de Terras do Baixo Neiva, declamou o texto “O Mostrengo” de Fernando Pessoa, enquanto que um conjunto de alunos do 5.º ano, do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, vencedor das II Olimpíadas da Leitura, promovidas pela Oficina da Língua, recitou outros textos poéticos. Por fim, um grupo de alunos do 8.º ano da EB 2,3 de Marinhas interpretou a “Cantata da Paz”, de Sophia de Melo Breyner Andersen.
Nesta sessão foi ainda apresentada a estrutura concelhia de leitura pública, ao longo dos últimos trinta anos, pela Bibliotecária Municipal, Maria Luísa Leite, que fez também a apresentação do Portal da Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende.

Fonte: Gabinete de Relações Públicas da CME e https://esposende.wordpress.com/2010/06/20/criada-rede-de-bibliotecas-do-concelho-de-esposende/

Criação da Rede de Bibliotecas de Esposende

No dia 17 de junho de 2010 será realizada a cerimónia de assinatura do Protocolo de Colaboração com vista à criação da Rede de Bibliotecas de Esposende

Presidente da Câmara Municipal de Esposende inaugurou Biblioteca Escolar de Fonte Boa

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende comprometeu-se hoje a aumentar o número de Bibliotecas Escolares no concelho, à razão de uma por ano, até ao final do presente mandato autárquico. João Cepa falava na inauguração da Biblioteca Escolar da EB1/Jardim de Infância de Fonte Boa, que ocorreu no âmbito da Semana Cultural daquela freguesia, sendo esta a sexta Biblioteca Escolar no 1.º Ciclo do Ensino Básico, a que se somam mais cinco em estabelecimentos de outros graus de ensino.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal salientou a importância deste tipo de equipamentos e destacou o trabalho desenvolvido pelo Município na promoção do livro e da leitura, nomeadamente através da Biblioteca Municipal e dos respectivos pólos, da Biblioteca Itinerante, bem como das Bibliotecas de Praia.

O Autarca referiu que é intenção da Autarquia dar continuidade a esta parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares/Ministério da Educação, no sentido de criar novos espaços, possibilitando o acesso dos alunos aos livros e ao conhecimento. Apesar da actual conjuntura económico-financeira, João Cepa garantiu que o investimento na área da Educação é para manter, pelo que, além da promessa de criação de novas Bibliotecas Escolares, anunciou também a oferta de um quadro interactivo para a nova Biblioteca Escolar, avançando ainda a possibilidade de dotar cada uma das salas da escola com esse equipamento.
Em representação da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), Carla Tavares, saudou as parcerias estabelecidas que possibilitaram a criação da Biblioteca Escolar na EB1/JI de Fonte Boa, “um espaço de comunicação, lúdico e de apoio ao enriquecimento curricular”, entendido como “necessário e indispensável, sobretudo em locais que distam do centro dos concelhos”. A responsável da DREN referiu que o desafio maior está reservado para o futuro, que é tirar proveito do novo equipamento, ou seja “é para ser usado em pleno”, vincou.


Teresa Felícia, do Agrupamento de Escolas de Apúlia, manifestou “grande satisfação” pela criação da Biblioteca Escolar, na medida em que é “um espaço que irá proporcionar oportunidades de convivência com os livros, acesso ao conhecimento e momentos de prazer e imaginação”, e aproveitou a oportunidade para solicitar o apoio de todos para o reforço do acervo.
Por seu lado, o Presidente da Junta de Freguesia, António Catarino, deixou uma palavra de agradecimento a todos quantos colaboraram na criação da Biblioteca Escolar e fez votos para que o equipamento contribua para a valorização da comunidade escolar.

A inauguração da Biblioteca Escolar foi uma festa para as crianças que, ao longo da cerimónia, foram participando com declamação de poesia, teatro e dança.
A Biblioteca Escolar da EB1/JI de Fonte Boa resulta de uma candidatura apresentada pelo Município à Rede de Bibliotecas Escolares, sendo que a Câmara Municipal efectuou as obras de requalificação do espaço, orçadas em aproximadamente 20 mil euros, e aquele organismo financiou a aquisição do mobiliário, equipamento e fundos documentais, no montante de 10.500 euros.
Assim, a Biblioteca Escolar está implantada numa área de cerca de 50 m2, dispondo de postos multimédia e acesso à Internet, projector, área de visionamento de DVD/VHS, área de leitura informal e espaço do conto, área de documentos impressos e de outros suportes, num total de 1000 documentos disponíveis.
Dispõe ainda de mobiliário adequado, não só ao nível de estantes, mesas e cadeiras, mas também sofás e almofadas para a leitura de contos, bem como um catálogo informatizado.
De referir que a EBI/JI de Fonte Boa tem mais de 100 alunos, sendo uma das maiores escolas do Agrupamento de Apúlia.


Gotta Keep Reading: apelo à leitura

"Gotta Keep Reading" - No dia 21 de Março, dia de abertura da Semana da Leitura 2010, cerca de uma centena de alunos da ES3 Henrique Medina, acompanhados de um livro da sua preferência, fizeram um grande apelo à leitura, dançando ao som da música Gotta keep reading.

Vencedor do Concurso para logótipo da R.B. Esposende

Concurso "Vamos fazer o logótipo da Rede  de Bibliotecas Escolares de Esposende"

Este concurso foi promovido pela Biblioteca Municipal e pelas Bibliotecas Escolares do Concelho de Esposende. O objectivo do concurso era elaborar o logótipo da Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende tendo como público-alvo todos os alunos do 3º ciclo do concelho.

Analisadas as propostas, a organização escolheu o logótipo desenhado pelo aluno João Lopes do 9º E da Escola Secundária com 3º ciclo Henrique Medina.